Como submeter o projeto ao CEUA – SRS?
A submissão de propostas ocorre por meio do envio da documentação para o email do comitê (ceua.srs@ifc.edu.br). Para a submissão os seguintes documentos são necessários:
- Formulário para solicitação de autorização para uso de animais;
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado digitalmente pelo proprietário ou responsável pelo (s) animal (is);
- Projeto da proposta de uso animal na área de ensino (plano de ensino da disciplina ou projeto), pesquisa ou extensão.
Onde conseguir o formulário para solicitação de autorização para uso de animais?
O formulário segue as normativas do CONCEA e é disponibilizado pelo CEUA – SRS, clicando aqui.
Quando submeter o projeto ao CEUA/IF Catarinense Campus Santa Rosa do Sul?
A submissão dar-se em fluxo contínuo e é obrigatório a aprovação da proposta antes do início das atividades que envolvam o uso de animais. Para isso, antes da submissão o Proponente deve consultar o cronograma de Reuniões Ordinárias do CEUA – SRS, clicando aqui.
Como é o trâmite interno do CEUA – SRS?
Após o envio da proposta ao CEUA – SRS, o comitê vai gerar um número de protocolo pelo SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos que identicará a proposta junto com a data de submissão. Após o processo de submissão, inciará a admissibilidade, onde o comitê verificará se todas as documentações estão corretas. Sendo a proposta admitida, o processo será encaminhado para a relatoria, onde acontecerá a análise de mérito da proposta para uso animal. Com o parecer do relator emitido, as propostas são avaliadas na Reunião Ordinária, sendo lavrado um parecer de: aprovado, pendência ou não aprovado. No caso de pendência, o proponente terá o prazo de 30 dias para adequar a proposta e buscar a aprovação de uso de animal.
Elaboração da proposta | > | Inscrição da proposta junto ao CEUA | > | Admissibilidade pelo CEUA | > | Encaminhamento para relatoria | > | Análise de mérito em Reunião Ordinária | > | Emissão de Aprovação pelo CEUA |
Fluxo de tramitação de propostas dentro do CEUA – SRS. |
Como saber o status de aprovação do MEU projeto?
O projeto pode ser acompanhado pela aba protocolos e status dos projetos pelo numero de protocolo, clicando aqui.
Toda proposta aprovada pelo CEUA – SRS precisa apresentar um relatório?
Sim. Todos as propostas que tiveram a aprovação para a concessão do uso animal deverão encaminhar ao final do período de atividades em até 30 dias, o relatório final. Caso, o proponente não realize a entrega do relatório, novas propostas não serão analisadas pelo CEUA local, conforme a legislação vigente.
Como cancelar uma proposta submetido ou aprovada pelo CEUA – SRS?
O proponente pode cancelar a proposta que foi submetida ou aprovada a qualquer momento, enviando para o e-mail do comitê (ceua.srs@ifc.edu.br) sua solicitação. O pedido de cancelamento será enviado para análise na reunião ordinária subsequente ao pedido.